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Mato Grosso do Sul, 26 de abril de 2024
Campo Grande/MS
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Fiscalização do Procon-MS flagra repetidas irregularidades e autua cinco agências bancárias.

Atendendo a insistentes reclamações de consumidores, fiscais da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, realizaram diligências em cinco agencias bancárias de Campo grande, sendo três da Caixa Econômica Federal (rua 13 Maio e avenidas Bandeirantes e Afonso Pena), Bradesco (avenida Calógeras) e Santander (rua Barão do Rio branco).

Durante a ação foram  constatadas  repetidos atos de desobediência às leis  de defesa do consumidor, principalmente  quanto à demora à espera  no lado de fora  dos estabelecimentos,  sem qualquer abrigo que pudesse protegê-los das intempéries. Ressalte-se que, mesmo com demora que, muitas vezes  ultrapassa a uma hora para atingirem a porta dos bancos, a senha só lhes é entregues quando da entrada nas agências,  como forma de maquiar o excesso de espera.

Esse problema  foi flagrado nas quatro agências nas quais  se realizou a ação e, para piorar, as pessoas  com direito a atendimento prioritário participavam da mesma fila que as demais. Entretanto, não foi só essa a questão verificada. Os bancos continuam emitindo  comprovantes de atendimento em papel termossensível, desrespeitando a obrigação de manterem placas  indicando a existência de  exemplares do Código de Defesa do Consumidor.

Para piorar a situação,  a equipe  encontrou uma senhora idosa que necessitava de  ajuda para realizar um depósito por meio de envelope, no Santander, e mesmo tendo pedido ao guarda que chamasse um  funcionário esse lhe afirmou que teria de esperar, o que infringe Lei estadual que determina a obrigatoriedade dos bancos manterem servidores para auxiliarem os clientes.

Já, em relação às agências da Caixa  Econômica, as três agências apresentaram Alvará de Localização e Funcionamento vencidos e não substituídos. Além disso, consumidores atendidos e que necessitaram se dirigir aos caixas, receberam senhas manuscritas, ou seja, sem registro eletrônico. Em razão  da quantidade  de irregularidades comuns às  agências bancárias, todas elas foram notificadas recebendo autos de infração que poderão, após análise, se transformar em multas a serem  recolhidas ao Fundo de Proteção ao Consumidor.

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