Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 23 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Globo traz de volta novela proibida de ser reprisada

No caso de Terra Nostra, após o título ser selecionado e a checagem de direitos autorais realizada, o Viva se deparou com impedimentos relacionados aos direitos autorais
Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio em Terra Nostra (Divulgação / Globo)
Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio em Terra Nostra (Divulgação / Globo)

Após imbróglio, a Globo definiu a data em que irá disponibilizar a versão completa da novela Terra Nostra (1999), até então impedida de ser exibida da forma original como foi ao ar, seja em reprises ou plataformas de streaming.

Exibida no horário das oito entre 20 de setembro de 1999 e 02 de junho de 2000, a novela escrita por Benedito Ruy Barbosa acompanha a trajetória dos jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), tendo como pano de fundo a imigração italiana e sua importância na formação da sociedade brasileira.

Apesar do sucesso, o folhetim esteve impedido de ser exibido na íntegra nos últimos anos. Tanto que, na reprise no Viva, em 2019, foi levada ao ar a versão internacional da novela, que conta com somente 150 capítulos – 71 a menos que a original.

Globo foi impedida de exibir Terra Nostra na íntegra

A exibição aconteceu dessa forma por causa de um problema envolvendo os direitos autorais da trilha sonora de Terra Nostra. Isso impediu a reprise da obra em seu formato original no Viva e a disponibilização no Globoplay em 2020, a trama chegou a plataforma também com 150 capítulos.

O imbróglio em torno do folhetim veio a público em 2019, quando a Globo decidiu reprisar a novela em seu canal pago. Naquela ocasião, a direção do Viva explicou o motivo pelo qual exibiria a versão editada para o mercado internacional, e não na íntegra, como sempre acontece.

“No caso de Terra Nostra, após o título ser selecionado e a checagem de direitos autorais realizada, o Viva se deparou com impedimentos relacionados aos direitos autorais. A versão que está no ar, com 150 capítulos, é a exibida internacionalmente pela Globo e a única disponível sem prejuízos à trama”, esclareceu o Viva.

Fim de imbróglio mudou tudo

O problema envolvendo os direitos autorais da trilha sonora de Terra Nostra só teve um desfecho no ano passado, quando toda a questão foi resolvida e enfim a emissora ficou liberada para disponibilizar sua obra na íntegra.

Durante participação na CCXP (Comic Con Experience) 2023, realizada em São Paulo (SP), o então diretor de Projetos Digitais e Canais Pagos da Globo, Erick Brêtas, revelou que o problema envolvendo a novela havia sido resolvido e a trama teria sua versão completa disponível.

Quando Terra Nostra volta completa no Globoplay?

Passado alguns meses, a Globo finalmente bateu o martelo e decidiu quando a íntegra de Terra Nostra estará disponível no Globoplay, por meio do Projeto Originalidade, que traz a versão original de uma novela todo mês.

O drama de 1999 assinado por Benedito Ruy Barbosa terá seus 221 capítulos disponibilizados no streaming global no dia 27 de maio. No elenco, ainda estão nomes como Antônio Fagundes, Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Marcello Anthony, entre outros.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.