Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 17 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Lista de saída de brasileiros de Gaza tem bebês e crianças; veja detalhes

Nesta manhã, o comerciante Hasan Rabee, de 30 anos, postou em uma rede social se despedindo da mãe
Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Das mais de 30 pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10) e que serão repatriadas pelo governo brasileiro, 22 têm dupla nacionalidade brasileira-palestina, nove são palestinos e dois de outros países.

Quinze integrantes são menores de idade, sendo três deles bebês e seis crianças. Também há uma idosa na lista apesar de não constar na primeira versão divulgada, fontes do Itamaraty disseram que a avó da jovem de 18 anos Shahed Al-Banna recebeu autorização para deixar o território palestino.

A partir dos nomes divulgados, também é possível concluir que há cinco famílias com ao menos dois membros cada na lista.

O grupo aguarda a liberação para cruzar a fronteira. Assim que chegarem no território egípcio, eles farão um trajeto 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish.

Lá, uma aeronave da Presidência da República os espera os brasileiros para partirem ao Brasil.

A expectativa é de que o primeiro voo com repatriados de Gaza chegue em solos brasileiros no próximo domingo (12).

Os brasileiros e familiares entraram na 8ª lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah ao Egito. O conflito na região ocorre há mais de um mês. Ao todo, 4.026 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza.

Confira a nacionalidade dos estrangeiros autorizados a deixar Gaza nesta sexta-feira:

Estados Unidos: 14
Canadá: 266
Romênia: 107
Indonésia: 6
Polônia: 26
Brasil: 33
Rússia: 85
Índia: 7
Albânia: 14
China: 10
Dinamarca: 4
Alemanha: 6
Holanda: 2
Nova Zelândia: 12
Malásia: 2

Diplomacia

A saída dos brasileiros de Gaza era esperada para essa quarta-feira (8/11), no entanto, eles não foram autorizados a deixar a área de conflito. Desde então, o governo federal tem articulado junto às autoridades de Israel para conseguir a repatriação.

Na nova negociação, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, garantiu ao Itamaraty que a saída acontecerá nesta sexta.

“Cohen afirmou não ter sido possível cumprir a garantia dada por ele de que os brasileiros sairiam ontem, 8/11, por fechamentos inesperados na fronteira. Assegurou a [Mauro] Vieira que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira amanhã [sexta]”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores de Israel em nota.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.