Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 27 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Mais de 100 pessoas morrem durante distribuição de ajuda em Gaza; Hamas acusa Israel de abrir fogo

Multidão vela corpos de mortos nesta quinta-feira enquanto esperavam ajuda humanitária - Imagens - AFP
Multidão vela corpos de mortos nesta quinta-feira enquanto esperavam ajuda humanitária - Imagens - AFP

Mais de cem pessoas morreram nesta quinta-feira (29) durante uma distribuição de comida e ajuda humanitária na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

O governo do Hamas acusou soldados israelenses que intermediavam a distribuição de haver disparado contra a população do território palestino. Oficialmente, Israel não confirma que os soldados abriram fogo.

Uma autoridade do governo de Israel disse à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato, que as tropas israelenses dispararam diversas vezes porque os soldados teriam se sentido ameaçados. O “New York Times” publicou um relato semelhante, também sem revelar a identidade da autoridade israelense. A agência de notícias Associated Press afirma, com base em testemunhas, que soldados israelenses atiraram.

Em um comunicado, as forças de Israel afirmam que dezenas de pessoas foram feridas com o empurra-empurra e pisoteamento que ocorreu quando os palestinos tentavam pegar itens de ajuda humanitária dos caminhões.

Palestinos feridos na Faixa de Gaza em 24 de fevereiro de 2024 — Foto: Mahmoud Essa/AP

Palestinos feridos na Faixa de Gaza em 24 de fevereiro de 2024 — Foto: Mahmoud Essa/AP

Os israelenses não falaram nada sobre as acusações dos palestinos.

Em comunicado, as Forças Armadas de Israel negaram a acusação e afirmaram que as mortes ocorreram em decorrência da correria produzida por uma multidão que cercou caminhões de ajuda humanitária.

“Esta manhã, caminhões de ajuda humanitária entraram no norte de Gaza, os residentes cercaram os caminhões e saquearam os mantimentos entregues. Como resultado dos empurrões, correria e atropelamentos dos caminhões, dezenas de habitantes de Gaza foram mortos e feridos”, disse o comunicado.

Segundo o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, 112 pessoas morreram e 760 ficaram feridos com o episódio. O porta-voz do ministério, Ashraf Al Qudra, disse que o massacre ocorreu na rua Al Rashid, uma das principais de Faixa de Gaza e onde a ajuda humanitária a moradores tem sido distribuída.

Em comunicado, a Casa Branca disse que considera o caso “um incidente sério” e afirmou que irá investigá-lo. O presidente Joe Biden afirmou que as mortes dificultam que o Hamas e Israel cheguem a um acordo de cessar-fogo.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.