Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 23 de abril de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Mamão: veja benefícios para saúde, se podemos comer as sementes, quais vitaminas tem e mais

Rico em vitaminas e com ação antioxidante, o mamão tem diversos benefícios para a saúde: saiba mais sobre a fruta e descubra mitos e verdades
Muito além de prevenir constipação! Saiba como o mamão pode ajudar no seu bem-estar - Shutterstock
Muito além de prevenir constipação! Saiba como o mamão pode ajudar no seu bem-estar - Shutterstock

Comer frutas diariamente é essencial para manter a saúde em dia: de acordo com a diretriz da Organização Mundial da Saúde, adultos devem consumir, pelo menos, 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

No Brasil, existe uma grande variedade de frutas, e uma das mais populares é o mamão, uma fruta doce, deliciosa e cheia de benefícios para a saúde. O Receitas conversou com a nutricionista Julia Marques sobre a fruta: confira quais são os benefícios do mamão para a saúde, veja se a fruta realmente ajuda a soltar o intestino, quais minerais possui e se podemos comer as sementes.

Quais são os benefícios do mamão para a saúde?

O mamão possui betacaroteno e vitaminas como A, E e C, com ação antioxidante, que reduzem a produção de radicais livres e o envelhecimento celular, auxiliando também na manutenção da imunidade. Veja por que betacaroteno e as vitaminas A, E e C são importantes para a saúde:

  • Betacaroteno: poderoso antioxidante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • Vitamina A: indispensável para a saúde dos olhos e para a renovação adequada das células.
  • Vitamina E: sua função antioxidante ajuda a proteger as células da ação dos radicais livres. Auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células, reduzindo o risco do surgimento de doenças como câncer e Alzheimer.
  • Vitamina C: ajuda as células do organismo a crescer com saúde, especialmente as células dos ossos, gengivas e vasos sanguíneos.

É verdade que o mamão solta o intestino?

Sim, o mamão facilita o trânsito intestinal por conter uma quantidade importante de fibras em sua composição. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e na atividade intestinal. “É importante lembrar que quando se trata de saúde intestinal, estamos falando da junção do consumo de fibras com o consumo também adequado de água”, explica a nutricionista Julia Marques.

Que minerais o mamão possui?

Além das vitaminas presentes no mamão, a fruta possui minerais importantes como cálcio e ferro. Confira a importância desses minerais para a saúde:

  • Cálcio: em 100 gramas de mamão, há 15 gramas de cálcio, mineral fundamental para a saúde dos ossos.
  • Ferro: a deficiência de ferro pode levar à anemia, uma deficiência nos níveis de hemoglobina, proteína dos glóbulos vermelhos do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo.

Podemos comer as sementes do mamão?

De acordo com a nutricionista, pode-se comer as sementes do mamão, e elas possuem os mesmos nutrientes da fruta. “Não só a semente, mas também casca pode ser utilizada (quando higienizada) na alimentação, evitando desperdícios”, afirma Julia Marques.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.