Pesquisar
Close this search box.
Mato Grosso do Sul, 19 de maio de 2024
Campo Grande/MS
Fuente de datos meteorológicos: clima en Campo Grande a 30 días

Qual frequência devemos esfoliar a pele do rosto e do corpo? Dermatologista explica

Escolha de acordo com os ativos adequados para cada tipo de pele. Os esfoliantes à base de ácidos, como ácido salicílico e ácido glicólico, devem ser usados em peles oleosas
Esfoliantes estimulam a renovação celular — Foto: Arquivo Vogue/ Alex Batista
Esfoliantes estimulam a renovação celular — Foto: Arquivo Vogue/ Alex Batista

Sabe aquela pele que está sempre com viço, lisinha, macia e cheirosa? Provavelmente o segredo está na esfoliação. É que os esfoliantes estimulam a renovação celular, eliminando as células mortas e estimulando a produção de outras novas. “Dessa maneira a pele fica com a textura mais uniforme e aspecto saudável. A esfoliação ainda estimula a produção de colágeno, contribuindo para evitar a flacidez da pele”, explica a dermatologista Ana Carina Junqueira.

Mas antes de se jogar, é preciso ter cautela. A médica explica que, além de haver diferença entre os esfoliantes para cada tipo de pele, o produto usado no rosto deve ser diferente do que será aplicado no corpo. Além disso, não é recomendado esfoliar a pele todos os dias.

“O rosto com pele oleosa, presença de poros e cravos deve ser esfoliado de duas a três vezes por semana. Já o rosto com pele seca deve ser esfoliado de uma a duas vezes por mês. Rosto com pele sensível não deve ser esfoliado”, diz a especialista. “Já o corpo deve ser esfoliado uma vez por semana, mas as áreas ásperas, mais grossas, podem ser esfoliadas até três vezes por semana”.

Sabemos que no mercado existem inúmeras opções de produtos, por isso podem surgir dúvidas. Para ajudar, a dermatologista dá a dica: “Escolha de acordo com os ativos adequados para cada tipo de pele. Os esfoliantes à base de ácidos, como ácido salicílico e ácido glicólico, devem ser usados em peles oleosas. Os esfoliantes à base de óleos vegetais podem ser usados em peles secas ou oleosas”.

Esfoliante corporal:

Quem não ama sentir a pele lisinha, limpinha e muito cheirosa? Cuidar do maior órgão do nosso corpo durante o banho pode deixar sua rotina de beleza ainda mais gostosa (e prática!)

Depois de usar um bom sabonete, vale experimentar o esfoliante corporal. O produto conta com grãos do tamanho perfeito para suavizar a superfície da pele, preparando-a para a hidratação de forma mais intensa. Além disso, a esfoliação pode ajudar a evitar pelos encravados após a depilação. Muitas versões possuem fórmulas enriquecidas com partículas vegetais que promovem uma esfoliação revigorante, além de ingredientes condicionantes e emolientes deixando a pele aveludada.

Saiba como esfoliar o rosto

Para manter a pele saudável e bonita, as mulheres devem seguir uma rotina de cuidados com a . Um dos passos mais importantes é a esfoliação, que remove as células mortas e promove a renovação da pele, limpando os poros profundamente. Porém, para conseguir os resultados positivos da técnica, é preciso saber como esfoliar o rosto corretamente.

Você pode fazer em casa mesmo: basta escolher o produto adequado para o seu e aplicar da forma certa. Existem também outros passos que devem ser feitos antes e depois de esfoliar o rosto, que completam o ritual de beleza. Confira!

Esfoliar o rosto para renovar a pele
A esfoliação é importante porque elimina as células mortas da pele, recuperando o brilho e a maciez. Também ajuda a suavizar manchas, marcas e cicatrizes, renovando a camada superficial da pele. O procedimento pode ser feito tanto em clínicas de estética, que geralmente utilizam técnicas mais profundas, quanto em casa, com creme ou gel esfoliante.

Na hora de optar por um produto para esfoliar o rosto, é preciso ter cuidado para escolher um que seja , pois os esfoliantes para o corpo são feitos com grãos mais grossos e não são indicados para uma pele mais delicada. Além disso, existem opções em gel ou em creme, que geralmente mostram na embalagem se são indicados para peles secas, oleosas ou normais.

O produto deve ser aplicado suavemente e em movimentos circulares, massageando todo o rosto por alguns minutos. Em geral, é indicado fazer uma esfoliação no rosto uma vez por semana, mas isso varia de acordo com o e também com o produto. Siga as instruções do fabricante ou busque o auxílio de um dermatologista.

Passo a passo: Como esfoliar o rosto

  1. Limpeza

Antes de fazer a esfoliação, é importante preparar a pele, limpando-a bem com um produto adequado. Pode ser sabonete em barra, líquido ou uma loção de limpeza. O importante é escolher a opção indicada para o seu tipo de pele: seca, oleosa ou mista.

Se estiver com maquiagem, opte ainda por um demaquilante, que elimina todas as impurezas e resquícios da make sem agredir a pele. O produto também deve ser usado em outras situações do dia a dia, como no ritual noturno de beleza, indispensável para evitar o envelhecimento precoce.

Sugestão: Demaquiante Bifásico Loréal Dermo-Expertise Limpeza Express (na ).

  1. Esfoliação

Depois de retirar a maquiagem e limpar a primeira camada da pele, é hora de fazer uma limpeza mais profunda e esfoliar o rosto. Lembre-se de fazer movimentos circulares e suaves. Depois, lave bem para remover todo o produto.

Sugestão: Esfoliante Facial Dermage Secatriz (na ).

  1. Tônico

Depois de esfoliar o rosto, tonificar é outro passo importante. O tônico adstringente trata os poros obstruídos e dilatados, preparando a pele para receber a hidratação. Ele deve ser aplicado através de suaves batidinhas com as pontas dos dedos na pele.

Sugestão: Tônico Purificante Adstringente Vichy Normaderm (na ).

  1. Hidratação

Com a pele limpa e tonificada, o último passo é a hidratação. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele, como um sem óleo para peles oleosas, por exemplo. É importante também optar por um creme que já tenha filtro solar. Caso contrário, aplique o protetor depois da hidratação.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.