Teca (Livia Silva), em um momento de crise de consciência, decide fugir da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) enquanto está prestes a dar à luz seu primeiro filho. No caminho, em meio à dor e ao desespero, ela tem um encontro sobrenatural que muda o curso de sua jornada.
Enquanto caminha sem destino certo, carregando uma mala com alguns pertences, Teca encontra o espírito de Maria Santa (Duda Santos). Exausta e com dificuldades para continuar devido às contrações, ela é surpreendida pela aparição da entidade vestida de branco.
Encontro espiritual e revelador
A interação entre as duas é intensa. “O que você quer de mim?”, questiona Teca. “Ajudar você, Maria Tereza”, responde Maria Santa. O diálogo segue com Teca perguntando se Maria Santa é uma santa. “Não. Eu sou apenas Maria, e eu quero muito ajudar você. Venha comigo, Maria Tereza, mas venha de pressa porque está chegando a tua hora e a hora do teu filho”, responde a entidade.
Guiada por Maria Santa, Teca chega à casa de Morena, onde finalmente pode dar à luz seu filho em segurança. Este encontro místico não só salva Teca como também proporciona um desfecho seguro para o nascimento de seu bebê.
Vale lembrar que na versão original da novela, exibida em 1093, Teca era interpretada por Paloma Duarte, uma atriz branca. Na obra de Benetido Ruy Barbosa a garota foi atormentada com medo de seu filho nascer negro. Por este motivo ela fugiu da fazenda de José Inocêncio.
Quarta – 22 de Maio – Renascer
José Inocêncio revela a Pastor Lívio a vontade de ter a carta que a mulher de Rachid, Marianinha, escreveu para Maria Santa. Teca ameaça fugir se Mariana não deixá-la ficar na casa de Morena. Neno e Pitoco levam Du ao encontro de Buba. Buba conversa com Augusto e diz que Teca tem o direito de saber que Du está vivo. Joana conta a Tião que Egídio quer dormir com ela em troca do dinheiro.
Rachid confidencia a Sandra que tem intenção de se casar com Dona Patroa. José Inocêncio sonda com Bento se é possível tirar João Pedro de seu testamento. Teca tem uma visão do dia em que Belarmino foi assassinado.
Quinta – 23 de Maio – Renascer
Morena se assusta quando Teca afirma que o tiro que feriu José Inocêncio e matou Belarmino foi dado pela arma fixada em sua parede. Inácia revela a Pastor Lívio sua desconfiança sobre Teca. Mariana fica apavorada ao acordar com Teca mirando a arma de Belarmino contra ela. José Inocêncio discute com Inácia, que critica o patrão por não aceitar o casamento de João Pedro.
Tião tem receio de que o plano para enganar Egídio não dê certo. Marçal estranha o fato de Dona Patroa querer ir à casa de Jacutinga. Joana exige, na frente de Tião, que Egídio dê o dinheiro prometido para o marido.
Sexta – 24 de Maio – Renascer
Egídio entrega o dinheiro para Tião e manda o funcionário ir para casa. Joana avisa a Egídio que cozinhará antes de passar a noite com o patrão. Dona Patroa e Tião flagram Egídio assediando Joana. Dona Patroa surge no momento e garante a Joana e Tião que eles podem ir embora em segurança. Sob a ameaça de Marçal e outros capangas, Tião é obrigado a devolver o dinheiro de Egídio.
Dona Patroa vai embora e deixa Egídio definitivamente. Inácia aconselha Teca a contar a José Inocêncio que o filho que ela espera não é de Venâncio, e avisa à jovem que irá apoiá-la. Dona Patroa leva Tião e família para a casa de Jacutinga. Egídio se sente derrotado por ter perdido Joana. Tião sofre por sua família.