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Mato Grosso do Sul, 3 de março de 2024
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Saiba quais os 3 exercícios para a panturrilha, músculo difícil de treinar

Os três grupos musculares têm uma tendência de fadiga durante a rotina de exercícios. Além disso, não estão envolvidos em movimentos comuns do dia a dia
Imagem - Instagram/ @fisiocorredor
Imagem - Instagram/ @fisiocorredor

Conhecida pelos médicos como o segundo coração, a panturrilha tem participação ativa no controle da circulação sanguínea e na prevenção de doenças cardiovasculares.

A musculatura da panturrilha é responsável por bombear o sangue das pernas de volta para o coração.

“Uma panturrilha forte colabora para o retorno eficiente do sangue”, afirma a cirurgiã vascular Aline Lamaita, integrante da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), em entrevista.

Entretanto, a musculatura da panturrilha é uma das que mais demoram para se desenvolver, assim como a do tríceps e a da parte interna das coxas.

Os três grupos musculares têm uma tendência de fadiga durante a rotina de exercícios. Além disso, não estão envolvidos em movimentos comuns do dia a dia, o que dificulta o desenvolvimento deles.

 Três exercícios para turbinar a definição das panturrilhas e melhorar a saúde do coração:

Elevação de panturrilha sentado

Este exercício deve ser feito sentado em um banco, com os joelhos flexionados em um ângulo de 90° e com carga. Os calcanhares devem ser levantados, deixando as pontas dos pés no chão. É importante prestar atenção no alongamento na perna durante a execução para garantir uma melhor resposta.

Este exercício ajuda na circulação e na estabilização do corpo, trazendo um maior suporte de peso.

Flexão plantar unilateral em pé

Apoie-se em uma parede para manter o equilíbrio. Fiquei em pé com apenas uma das pernas, mantendo a outra fora do chão. Fique na ponta do pé, elevando o calcanhar e retorne ao chão. O exercício pode ser feito com halteres, exigindo ainda mais da musculatura das panturrilhas.

Elevação de panturrilha em pé no smith

Em pé no smith (equipamento comum em academias), posicione as pontas dos pés em um step e faça a flexão plantar (extensão) até a contração total do músculo e depois desça, permitindo o alongamento máximo da panturrilha.

De acordo com o personal, é importante fazer alongamentos da musculatura antes dos exercícios físcios. “O alongamento melhora a execução dos exercícios e auxilia na recuperação da musculatura”, conta Diego.

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